Para a economista Cláudia Angélica Martinez, a busca da praticidade no estilo de vida dos cidadãos e a necessidade de garantir sistemas eficientes principalmente durante o período pandêmico fez com que o mercado financeiro tivesse o seu desempenho acelerado de 5 anos em 5 meses — ou menos. Táticas de investimento acelerado, abertura de contas digitais, e transações instantâneas foram alguns dos benefícios adquiridos por todos nós.
O PIX, que se encaixa nesse último exemplo, chegou ainda nesse período e fez com que a maioria das transações fossem realizadas em questão de segundos, e até hoje podemos notar que a sua eficiência promove a economia de tempo e a satisfação de um serviço seguro em 24 horas. Mas será que você realmente conhece esse sistema? Neste artigo, apresentaremos as informações mais relevantes sobre o PIX, de modo que você compreenda por onde o seu dinheiro está se encaminhando durante uma transação.
Logo, se esse assunto é do seu interesse e você quer aumentar o seu repertório acerca do tema de economia e finanças, vale a pena ler o texto até o final!
Sobre o PIX
Conforme explica a economista brasileira Cláudia Martinez, o PIX é um novo método de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central do Brasil, que foi lançado oficialmente em 16 de novembro de 2020. Basicamente, ele permite transferências e pagamentos em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo finais de semana e feriados.
Como funciona a transação via PIX
Mas você sabe como funciona a transação via PIX? Ora, para realizar uma transação via PIX, é necessário ter uma chave PIX, que pode ser o CPF, CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou uma chave aleatória gerada pelo banco. As transações via PIX são gratuitas para pessoas físicas e podem ser realizadas por meio de aplicativos de bancos, fintechs e outras instituições financeiras. Parece ser bastante prático, não é mesmo?
Principais vantagens do PIX
E partindo para o que realmente interessa, algumas vantagens do PIX incluem:
Transações instantâneas, disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana;
Ausência de taxas para pessoas físicas
Possibilidade de realizar pagamentos e transferências sem precisar informar dados bancários — método seguro e prático de pagamento, segundo Cláudia Angélica Martinez.
Inclusive, diferentemente de outros métodos de pagamento, como TED e DOC, o PIX não tem limite de valor e é gratuito para pessoas físicas, e as transações são mais rápidas e seguras, já que não é necessário informar dados bancários, como agência e conta, para realizar uma transferência. Mas e você, já realizou alguma transação via PIX anteriormente?
Para saber mais: conheça o sobre o Banco Central do Brasil (Bacen)
O Banco Central do Brasil — desenvolvedor do PIX — é a instituição responsável por garantir a estabilidade da moeda e do sistema financeiro do país. Conforme explica a economista brasileira e empresária Cláudia Martinez, ele é responsável por controlar a inflação, supervisionar o sistema bancário e emitir a política monetária. Além disso, o Banco Central também é responsável por administrar as reservas internacionais da nação.