Tecnologia é a grande aliada na formação de novos médicos

Max Dias Lemos
Max Dias Lemos Tecnologia
4 Min Read

As inovações tecnológicas e o crescente protagonismo do empreendedorismo na área da saúde exigem profissionais cada vez mais preparados para lidar com novos desafios e desenvolver novas habilidades.

A cada ano, há um aumento exponencial de novos médicos no Brasil. Segundo dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), somente em 2022, cerca de 26 mil novos médicos ingressaram na profissão. No cenário nacional, o número total de profissionais atuantes já ultrapassa 550 mil. O Paraná ocupa o 5º lugar no ranking dos estados com maior número de registros de médicos por Unidade Federativa.

Em paralelo a isso, a tecnologia tem revolucionado a forma como a medicina é praticada. Novos métodos de diagnóstico, técnicas de tratamento inovadoras e ferramentas digitais para gestão da saúde são apenas alguns exemplos de como a tecnologia está impactando o dia a dia dos profissionais.

Novas habilidades para um futuro promissor

Diante desse cenário, os médicos do futuro precisam ir além da formação tradicional e desenvolver novas habilidades para se destacar na profissão. Dentre elas, o domínio das ferramentas digitais e das novas tecnologias aplicadas à medicina serão essenciais para que os profissionais possam acompanhar o ritmo acelerado das inovações na área.

Na vanguarda da educação médica em Maringá, o Centro Universitário UNINGÁ destaca-se com a implementação do Ambulatório Digital – Paciente 360, uma plataforma pioneira e inovadora que garante a aprendizagem por meio de práticas humanizadas no ambiente digital.

A tecnologia permite a simulação e a interação dos estudantes com a jornada do paciente. Desde o diagnóstico até o tratamento, bem como o acompanhamento de desfechos de curto e longo prazo, eles aprendem toda trajetória ao longo da doença.

Formação completa e abrangente

O Ambulatório Digital é apenas um dos recursos inovadores que a UNINGÁ oferece aos seus alunos na Graduação em Medicina. Um dos grandes destaques é a Mesa Digital de Anatomia presente no Laboratório de Anatomia Humana.

Atualmente, este é o sistema de visualização mais avançado tecnologicamente para a educação em anatomia e está sendo adotado pelas principais escolas e instituições médicas do mundo.

Com essa plataforma, o aluno consegue ter uma experiência totalmente interativa, pois consegue visualizar a anatomia exatamente como se estivesse dissecando um cadáver fresco.

Base sólida em conhecimentos teóricos e práticos

Para que os alunos desenvolvam suas capacidades e raciocínio clínico em cenários seguros e realísticos, a UNINGÁ conta com o Laboratório de Habilidades e Simulação Realística (LABSIM)

Nele, os alunos podem ter uma experiência imersiva e completa, com recursos que incluem:

Simulação de casos reais: Interação com pacientes virtuais em cenários realistas, aprimorando seu raciocínio clínico e habilidades de comunicação;
Acompanhamento de desfechos: A plataforma permite que os alunos acompanhem a evolução dos pacientes ao longo do tempo, reforçando a compreensão do impacto de suas decisões no cuidado da saúde;
Tutoriais interativos: Conteúdo multimídia e ferramentas interativas que facilitam o aprendizado e a retenção do conhecimento.
Além disso, o LABSIM possui salas de Urgência e Emergência, Preparo de Medicação, Enfermaria Infantil e Adulto, centros cirúrgicos e modelos para simulação em diversas áreas da Medicina.
Compromisso com a excelência

Desde o primeiro ano do Curso de Graduação em Medicina da UNINGÁ, os alunos podem fazer a imersão em um ambiente de aprendizado inovador e focado na prática, desenvolvendo suas habilidades e competências para atuar com sucesso nos mais diversos segmentos da saúde.

Se você busca uma formação médica completa, humanizada e de excelência, a UNINGÁ é a escolha ideal.

Invista em sua formação e faça a diferença na vida das pessoas!

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *